sábado, 17 de outubro de 2009

Materialize suas Economias

Se você chegou aqui a partir do http://twitter.com/viversemdividas estão em sua memória as anotações de minhas experiências de pequenas economias, vivenciadas no meu faço no dia-a-dia.

Praticar economia deve ser um hábito, e para tanto deve ser desenvolvido e mantido no curso dos anos. Com o tempo, essa prática "está" em nós e a vivenciamos sem dela nos apercebermos. Isto não nos torna avaros e tampouco deve nos levar a privar do que queremos e desejamos. Nos leva, isto sim, à prática do consumo consciente, não só sob o ponto de vista de uma ruptura com o padrão de consumo do desperdício, mas também e principalmente sob o ponto de vista de nosso real poder de compra, evitando que sejamos seduzidos pela lobo (dívida) travestido de cordeiro (crédito).

Agora volto ao tema: para que e como materializar suas economias?

O conjunto das pequenas economias que conseguimos concretizar no nosso dia-a-dia é o grande responsável por fazer com que evitemos entrar em dívidas. Estamos falando da soma das economias de alguns poucos reais e centavos, que no final do mês fazem toda a diferença.

Mas e quando o final do mês chegar? Como saber se fizemos mesmo economias que somadas resultaram em algo verdadeiramente significativo? Se ficarmos só na lembrança de um ou outro dia teremos a sensação de que o esforço não valeu a pena. Este é o primeiro passo para abandonar a idéia e "sair para fazer umas comprinhas para esquecer essa história toda!"

Para evitar esse risco, MATERIALIZE sua prática econômica: reserve um porta moedas, uma carteirinha, um saquinho, enfim, um lugar onde você guardará cada centavo economizado. No final do mês abra-o e veja o resultado. Você se surpreenderá!!!

Mas faça pra valer!!! Se não tiver os "25 centavos", o "um real", enfim, se não tiver na hora o valor economizado para separar, anote em algum lugar para mais tarde separar e deixar guardado. Em alguns meses verá que essa economia materializada faz a diferença.

Acredite nessa idéia. Pratique.


Nenhum comentário:

Postar um comentário