quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Stand-by, o vilão.


"Stand-by" significa que o aparelho está em repouso (pronto a trabalhar). Quando os equipamentos estão em modo stand-by, continuam a consumir energia eléctrica. Se a luz da sua televisão, leitor de DVD, micro-ondas, aparelhagem, computador... permanecer ligada, é porque estes aparelhos continuam ligados.
O consumo dos equipamentos em stand-by pode representar cerca de 12% do seu consumo anual de eletricidade. Para não restar dúvidas: se sua conta mensal é, em média, de R$ 100,00, significa que ao final de um ano SEM STAND-BY você economizará R$ 144,00, ou seja, um mês e meio de consumo!!!
Para evitar desperdícios de energia, não se esqueça:
  • Desligue os equipamentos no botão ou desligue-os da tomada, e não apenas no comando.
  • Se pretende adquirir um novo equipamento, verifique as referências ao seu consumo em stand-by na ficha técnica do Manual do Utilizador, e pondere este critério na escolha do seu equipamento.
  • No caso do equipamento eletrônico, procure os aparelhos que têm a etiqueta Energy Star, que visa a redução do consumo de energia daqueles equipamentos em modo de stand-by.

Abaixo, alguns dos vilões de consumo:

Embora o consumo por equipamento seja relativamente baixo, se somarmos os vários equipamentos de uma casa, já atingimos uma percentagem considerável do consumo total de energia elétrica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário